
Me reencontrando – 4 lições que Deus tem me ensinado

Foto feita pelo meu amor Ives Padua.
Ei, pessoas maravilhosas! Como estão? Olha eu aqui de novo! Eu me casei, mudei e sumi né rs. Ainda voltarei aqui para contar mais sobre tudo que aconteceu nesse processo de noivado, casamento… Completamos 1 ano de casados! Sinto que Deus tem me reposicionado, mudado minha rota e me alinhado ao que Ele quer.
4 lições que Deus tem me ensinado:
Quando a gente passa por muitas mudanças na nossa vida, é natural nos perdermos de nós mesmos. No último ano, eu mudei de cidade, de trabalho, de igreja e de estado civil. No meio desse turbilhão de informações, sinto que me perdi de mim. Não sou mais a mesma de 1 ano atrás, mas também não sabia que era a nova Tamara.
Deus tem me ensinado algumas coisas durante esse processo e eu gostaria de compartilhar com vocês. Compartilhei esses aprendizados primeiro no instagram e resolvi trazer para cá para desenvolvermos melhor.
1. Descanso
Em um mundo onde a hiper produtividade é valorizada, descansar parece uma ofensa. Mas o Senhor nos deixou o descanso como exemplo e mandamento.
E eu aprendi vários tipos de descanso.
- descanso no Senhor: confiar que Ele permanece no controle de tudo, mesmo quando as circunstâncias parecem contrárias, mesmo quando nós não podemos fazer nada com nossas próprias mãos. Saber que quem controla nossa vida é Deus e Ele sabe o que é melhor para nós. Entregar nossas finanças, trabalho, bens, tudo nas mãos dele é um ato de fé e confiança. Não é fácil mas é a melhor decisão que podemos tomar.
- descanso da mente: assistir televisão, assistir mil stories, ficar jogando no celular… Nada disso descansa sua mente de verdade e você sabe disso. Praticar o tédio, a leitura, os estudos, atividades manuais, ter um hobbie, tudo isso é fundamental para nossa mente descansar e ter um bom desempenho.
- descanso do corpo: Saber os limites do seu corpo é fundamental. Ter rotina, boa alimentação, exercícios físicos, boa noite de sono… Seguindo o aprendizado anterior, já sabemos o que é o melhor para nós. Eu confesso que ainda falho nisso, mas meu corpo tem me obrigado a aprender! Vamos juntas?
2. Responsabilidade
Responsabilidade é diferente de culpa. Gente culpada se pune, paralisa e não sai do lugar. Gente responsável age com intencionalidade e faz o que precisa ser feito. Um médico responsável por uma cirurgia se prepara para ela, estuda, age com técnica, destreza e precisão.
Você é responsável pelas suas ações. Carregar culpa pelo o que você fez ou deixou de fazer não te levará a lugar nenhum. Se perdoe, peça perdão ao Senhor e siga a partir de agora se responsabilizando por você!
Você é responsável por suas ações, sua vida, sua família. Há coisas que só você pode fazer, então se prepare para isso.
Pare de esperar que outros façam, cuidem, falem… senão você jogará a culpa no outro. Esqueça a culpa, haja com responsabilidade.
3. Maturidade
Há brigas que você não precisa entrar! Entenda isso o mais cedo possível! Quando eu era criança/adolescente eu era a pessoa que aceitava tudo, não sabia dizer não, não sabia impor minha vontade… (era uma trouxa, pronto falei! kkkk).
Quando fiquei mais velha, eu me tornei o oposto, fui a pessoa que sempre queria ter razão, competitiva… Mesmo que eu não falasse tudo na hora, respondesse na ponta da língua, eu guardava para depois jogar na cara da pessoa (nem que fosse 6 meses depois).
Mas com a maturidade (especialmente após o casamento) você aprende que nem tudo precisa da sua verdade. Há situações que, por mais que você saiba a melhor solução é melhor você se calar. Ser pacificadora ao invés de colocar mais lenha na fogueira. Apenas ouvir o que o outro tem para dizer. Porque às vezes a pessoa só precisa de alguém para ouvi-la.
Há batalhas que você não precisa lutar! Há pessoas que mesmo você aconselhando, orando, chegando junto, não querem ouvir, entender, crer. Entregue-as nas mãos de Deus e dedique-se aos corações férteis. Forte e difícil isso. Muitas vezes sofremos ataques por entrar em batalhas que não são nossas. Tenha discernimento nisso também.
Até Jesus disse ao comissionar os discípulos a irem de dois a dois: “Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade”. (Mateus 10:14). E antes, também ensinou no Sermão do Monte: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas aos porcos” (Mateus 7:6). Então precisamos de sabedoria até para exortar, ensinar e interceder por alguém. Não adianta insistir ou forçar nada, quem convence é o Espírito Santo.
Posso até trazer mais sobre esse assunto depois, comentem se querem.
4. Obediência
Obediência ao Senhor acima de tudo. Se Ele te mandar a algum lugar, você vai, se mandar ficar, fique. Você já deve ter ouvido que “obedecer é melhor do que sacrificar”. Sabe de onde vem esse ditado bíblico?
Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22
Ouvi da Pra. Viviane Martinello nessa semana que muitas vezes o ministério está nos afastando do nosso chamado. Estamos tão envolvidos nas “coisas de Deus” que não nos dedicamos exatamente a Deus. Às vezes, você está servindo em vários ministérios, mas seu tempo em secreto com o Pai está comprometido. Seu momento de oração e leitura da Palavra está ficando para Deus. Outra palavra que ouvi ainda hoje “se está cansativo, não é a coisa que Deus quer que você faça” porque quando estamos obedecendo e fazendo o que Deus quer, apesar do esforço, temos prazer, o fardo dele é leve!
Se suas funções estão ficando pesadas e te tirando do foco principal que é seu relacionamento com Deus e o serviço aos outros, entregue ao Senhor. Reveja suas prioridades. Pare de achar que se você parar de servir nisso, o ministério para, não vai parar. A obra é do Senhor! Desculpa te dizer mas DEUS NÃO DEPENDE DE VOCÊ PARA A OBRA DELE! Nós que dependemos dele. Ele nos ama e nos chama para servir em seu Reino.
Nosso pastor Wanderson Lacerda também ministrou recentemente que “nós não temos ministério, nós temos chamado. O ministério é do Senhor, nós apenas exercemos nosso chamado nele”. Por exemplo, eu não tenho o ministério das crianças, eu tenho o chamado para ensinar. E esse chamado eu exerço tanto dentro do ministério (na igreja) quanto fora.
Quantas vezes, Deus têm nos direcionado a entregar uma Palavra a alguém e estamos fugindo? Deus nos direciona a servir alguém, compartilhar nossos bens, doar com generosidade e nós estamos retendo?
Esteja sensível à voz do Senhor, obedeça quando Ele te chamar e direcionar. Você pode não entender agora mas no futuro entenderá. Não se esqueça que, para Deus, é melhor obedecer do que oferecer sacrifícios!
Essa lição da obediência que sofri para aprender. Em algumas situações nesse ano, eu ouvi a voz do Senhor para entregar um recado a alguém e eu fiquei fugindo. Uma dessas situações aconteceu dentro do Retiro de Mulheres da igreja, durante um momento de ministração e oração. Eu resisti tanto, que meu estômago começou a embrulhar. Até que me enchi de coragem e fui e entreguei o que Deus tinha mandado. Quando acabei de falar, eu fui ao banheiro e vomitei! Para vocês terem noção do tanto que eu estava segurando a Palavra. Eu sofri no corpo. Senti como se tivesse algo preso na garganta. Não saiu praticamente nada do meu corpo quando passei mal, era tudo espiritual.
No dia seguinte, a pessoa que eu conversei veio me dar testemunho de que tudo que eu falei para ela foi exatamente o que Deus já havia falado através de um missionário. Deus me usou para confirmar uma palavra na vida dela. Me senti tão privilegiada por ser usada por Deus. Entenda que não sou melhor do que você nem ninguém mas eu me dispus para obedecer e ser boca do Senhor.
Depois desse dia, aprendi a obedecer. Confesso que ainda sofri outras vezes depois desse episódio também fugindo deste chamado, mas todo dia sou lapidada por Deus.
Espero que você tenha gostado desse post e continue nos comentários me dizendo se também já aprendeu essas lições, se fez sentido para você. E me diga qual o próximo tema de post, você quer ler aqui!
Beijos, fique com Deus e até mais!
Você pode gostar

Resenha: Método equilíbrio – Mariana Talhate
6 de fevereiro de 2019
Querida ansiedade…
19 de outubro de 2020
Um comentário
Vic Israel
A maravilhosa voltou 🥳
Amiga, que texto hein!
Eu também estou passando por grandes transformações, são muitas mudanças, muitas perdas, mas também muita coisa boa tem acontecido.
Tenho me aproximado de Deus, encontrando a minha fé e me reencontrando.
Eu já não sabia mais quem eu era, estava muito perdida (ainda estou), mas tenho pouco a pouco, dia após dia me lembrando de quem eu sou, de cada pedaço que faz parte de mim, e é só o comecinho, e devo tudo isso a Deus e a grandes pessoas que Ele tem colocado no meu caminho, e tu é uma delas.
Esse texto foi muito importante pra mim, e obrigada por mais isso, tu é incrível, uma pessoal genuinamente abençoada e iluminada.
Te amo, amiga, e não vejo a hora do próximo texto. 😘😘