Meus textos,  reflexões

Viver de maneira digna do Evangelho

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo”. Filipenses 1.27a

 
Que desafio! Reli esse verso várias vezes e fiquei me questionando: será que estou vivendo de maneira digna do evangelho?
Nós sabemos como é difícil manter a identidade de cristão na atualidade. As pressões vêm a todo instante e nos tentam a relativizar nossa fé. Por vezes, nós usamos as circunstâncias para justificar as ações que são incoerentes com o que pregamos. Dizemos que estávamos num ambiente que exigiu aquela postura, que foi necessário seguir os padrões, que hoje em dia isso é “normal”, que não tem nada a ver… Enfim, criamos desculpas para nossos pecados. Mas Paulo foi bem claro ao dizer: NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, vivam de maneira digna do evangelho.
 
Não importa se todo mundo faz aquilo, se os padrões são aqueles, se precisamos nos atualizar… Se aquela ação for contrária ao evangelho que cremos, não devemos praticá-la, simples assim. Devemos decidir firmemente pelo lado de Cristo e não abrir não disso, mesmo que todos digam o inverso. Nós carregamos a mensagem de vida plena e devemos zelar por essa Verdade. Independente do que os outros pensam sobre isso, nós sabemos o que Deus pensa e é isso que importa.
 
Claro que não precisamos andar com uma placa pendurada no pescoço dizendo que somos cristãos, aliás, é exatamente o contrário. Devemos refletir Jesus através das nossas atitudes e não com palavras somente. Certa vez, Francisco de Assis disse o seguinte: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”. Esse é o desafio. E para conseguir alcançar esse nível, temos como exemplo o próprio Jesus.
 
Jesus era, aparentemente, igual a todos os homens de sua época. Ele não tinha uma roupa especial, nem transporte especial, nada disso. Era tão parecido com os seus, que Judas teve que combinar um sinal com os soldados na hora de mostrar quem era Jesus. Talvez, se ele apontasse de longe, os soldados não conseguiriam identificar qual daqueles homens era Jesus. Ao mesmo tempo, todos que se encontravam com Cristo percebiam que ele era diferente.
 

“Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade”. (Lucas 4:32)

 
Jesus refletia a glória de Deus no seu viver, de forma natural. Assim que devemos ser. Mas como faremos isso? Só existe um meio de viver de maneira digna do evangelho independentemente das circunstâncias: tendo um relacionamento real com Deus. Quando nos relacionamos com o Pai, nos tornamos parecidos com ele, passamos a refletir seu caráter, naturalmente.
 
Eis o desafio: ter um relacionamento real com Deus e assim ter uma vida digna do evangelho de Cristo.
 

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.”

Filipenses 1:27-30 NVI

Beijos! Não esqueça de deixar um comentário. Fiquem com Deus e até mais!

Siga minhas redes pra gente ficar mais pertinho!

INSTAGRAM | FACEBOOK | PINTEREST | TWITTER

0 comentários

  • Tamara MR

    Ei Lucimar, é isso mesmo. Não dá para viver de forma diferente do que se prega. É preciso haver coerência entre o que pregamos e o que vivemos.
    Muito obrigada por seu comentário, fico feliz por ter gostado do post.
    Volte sempre! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *