dicas tamaravilhosas,  produtividade

Jogando Disposição GO: Como encontrar disposição para estudar

Eu já contei 10 dicas maravilhosas para fazer um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), hoje quero falar sobre como encontrar disposição para estudar. Confesso que, assim como no post anterior, eu criei essas dicas para mim, inicialmente. E como funcionou, resolvi compartilhar. 

Se enquanto alguns caçam Pokémon, você está caçando disposição para estudar, bem-vindo ao clube! Este post é para você que está jogando “disposição GO“.
 
1) Crie metas
Planejamento é tudo, você já deve ter ouvido isso, então estabeleça suas metas. Crie tópicos das disciplinas que pretende estudar e organize quais estudará em cada dia da semana. 
 
 
2) Presenteie-se quando cumprir as metas
Quando acabar a semana, veja se cumpriu todas as metas e lhe dê um prêmio por isso. Seja com presente físico ou algo que você goste de fazer (ir ao cinema, ler um livro, assistir séries, comer uma pizza…), ou com a possibilidade de estudar só aquela matéria que você ama (esse é para os nerds rsrs).
 
 
3) Castigue-se pelo descumprimento

Não vale se presentear quando faz tudo certinho e ignorar quando bagunça tudo. Faltou alguma meta a ser cumprida? Pune-se por isso! Eu tenho essa mania de me colocar de castigo, já fiquei um fim de semana todinho sem internet por tirar nota baixa em uma prova (não sou normal, eu sei). Pense em algo que você gosta e prive-se disso por um tempo, mas não vale criar um castigo impossível de cumprir né? 

 
 
4) Relacione o estudo com alguma diversão
Crie uma competição, por exemplo, maratona de estudos. Ou resolução de questões. Há aplicativos que te ajudam a estudar e medem seu desempenho (eu uso o app do “Aprova Concursos” para resolver questões), isso pode te ajudar. Una as dicas anteriores e transforme a rotina de estudos em uma diversão.
 
 
5) Crie um “ritual” para estudar
Ensine seu cérebro que está na hora de se concentrar. Li algum especialista falando sobre isso, repita ações que demonstrem que você está se preparando para estudar. Pegue uma garrafinha de água, beba um pouco, vá para seu cantinho de estudo (estude no mesmo lugar sempre), faça um alongamento nas mãos. Essas atitudes simples vão avisar seu cérebro que está na hora da concentração.
 
 
6) Desconecte-se das redes
Isso nem precisava estar aqui, mas para não dizer que não avisei… Desfaça os logins das redes sociais, cancele as notificações (inclusive no computador), coloque o celular no modo avião e deixe-o bem longe. Ah, avise o povo da sua casa que você está estudando para que ninguém te atrapalhe.
 
 
7) Crie um painel inspirador
Isso é muito legal. Selecione algumas imagens que representam seus objetivos com os estudos (formatura, emprego dos sonhos, casa, carro, viagens, bem-estar da família…). Imprima e crie um painel para te inspirar. Serve colar no caderno ou agenda também. Quando estiver desanimado, olhe para as imagens e lembre-se onde você quer chegar. Tenho certeza que se sentirá mais motivado a estudar.
 
 
8) Compartilhe suas conquistas com quem torce por você
Falando em motivação, conversar sobre seu esforço e resultados com quem te apoia te motivará a continuar. Não precisa esperar as grandes conquistas, não. Cumpriu as metas da semana? Ótimo! Conte para quem está sempre ao seu lado e comemorem juntos (esse pode ser o presente da dica 2).
 
 
9) Descanse também
Não adianta emendar as noites estudando e depois não lembrar de nada que estudou. Seu cérebro precisa descansar. Além de manter uma boa noite de sono, faça pausa entre as horas de estudo também. E tire um dia da semana somente para você descansar, você precisa disso.
 
 
10) Descubra o melhor horário para você estudar 
Isso é super importante também, se você não “funciona” bem pela manhã, nunca estará disposto a estudar nesta hora. Veja se você rende melhor pela manhã ou à tarde, noite… Se trabalha, veja como poderá estudar e conciliar com o trabalho, de forma que seu rendimento seja melhor.
 
 
11) Comece a estudar 
Parece óbvio, mas não é. Para de somente ler sobre como estudar melhor e estude logo! Quando começar o trem engata e aí você consegue. Então chega de ler esse post e vá colocá-lo em prática. 

Eu mesma vou programar essa postagem agora e voltar para meus estudos. Espero que eu tenha te ajudado a encontrar disposição para estudar também. Quando bater o desânimo, não esqueça de jogar “disposição GO“, as orientações estão todas aqui! 😉

Beijos, até mais!

 

 

 
 

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.