dicas tamaravilhosas,  produtividade,  recursos digitais

Como organizar as tarefas do blog com Planilha online (Planilhas Google) + modelo grátis

 
 
 

 

Oiii meus maravilhosos, tudo bem? Dia desses postei nos stories do instagram umas planilhas que costumo usar para me organizar, principalmente com as coisas do blog. Muita gente gostou e até me pediu modelos. Então, vou compartilhar como organizar as tarefas do blog com Planilhas online (Planilhas Google) e deixarei um modelo para vocês usarem. Olha o freebie aí minha gente! Vem comigo!

como-organizar-tarefas-do-blog-com-as-planilhas-google-tamaravilhosamente

 

Quem tem blog sabe que a criação de conteúdo online não é tão simples como a maioria pensa. O processo criativo começa com a busca de inspirações e passa pela organização das ideias, criação das imagens, escolha das palavras-chave, estruturação e escrita do post e, depois de publicado, ainda tem a divulgação. Ufa! Acho que esqueci de algumas coisas, como respostas de comentários e tals. Tudo isso demanda organização. Por isso, é importante escolher uma forma de organizar tarefas. Eu uso várias delas, por exemplo o bullet journal, mas como o trabalho do blog é praticamente todo online, prefiro utilizar recursos digitais para organizar as tarefas do blog. Atualmente, mantenho tudo em planilhas e para ser mais prático ainda, uso planilhas online: o Planilhas Google

O Planilhas Google é uma ferramenta da Google, bem como o Documentos, Apresentações e o Formulários. Essas funcionalidades são todas online e você pode acessar tanto no computador como por dispositivos móveis, pois há aplicativos para cada um deles (quem tem android, normalmente, já vem instalado no celular). No caso do planilhas google, ainda é possível fazer download e utilizar de forma offline no seu computador (como no excell, por exemplo). No próprio recurso, há modelos de planilhas variadas como controle de tarefas, lista de tarefas, orçamento anual, orçamento mensal e agenda 2019. Eu utilizei a base de alguns modelos para montar esse. Vale lembrar que também é possível copiar uma planilha do excel e utilizar no Planilhas Google. E, claro, você pode utilizar essa ferramente para organizar outras tarefas, não somente do blog.

“O Planilhas Google é compatível com fórmulas de célula normalmente encontradas na maioria dos pacotes de planilhas para computador. É possível usar essas fórmulas ao criar funções para manipular dados e calcular strings e números.” (informação do próprio suporte)

Como utilizar a Planilha online

A planilha que criei tem 3 abas para vocês usarem. Vou explicar brevemente cada uma e, ao abrir, vocês entenderam melhor.

 

como-organizar-tarefas-do-blog-com-as-planilhas-google-tamaravilhosamente

 

 
Calendário editorial: calendário mensal dos meses de junho a dezembro/2019. Gosto de especificar a data de cada postagem para fazer todo planejamento de cada uma, como falei no início desse post. Também aproveito o calendário para anotar eventos e dias/ horários das interações em grupos do Facebook, por exemplo. Enfim, você pode planejar todas tarefas e visualizar de forma mensal o que você precisa cumprir. Eu uso uma cor para cada tipo de tarefa (post, evento, divulgação…), assim fica até mais fácil visualizar e entender tudo.
 
❥ Parcerias: essa aba da planilha é para você controlar as postagens referentes às parcerias. Muito importante manter um controle dos prazos das parcerias para não esquecer. Quando eu recebo um pedido de parceria ou tenho um retorno a uma proposta que fiz, eu anoto na planilha o nome do representante da empresa, contato e a data do pedido (data do primeiro contato). Depois anoto o tipo de parceria (permuta, publipost, guest post, divulgação…), valor (se for permuta, escrevo qual produto receberei), pagamento (se já recebi o pagamento ou ainda está aberto), status (iniciada, em andamento, pulada ou concluída) e, claro, data do início e do encerramento da parceria. Tudo isso consta nesta aba da planilha para você se organizar também.
 
❥ Banco de ideias: eu não sei vocês, mas cheguei num nível de que quase tudo pode virar post no blog. Livros que leio, algo que faço no meu cotidiano, alguma história que ouvi… tudo me inspira e tenho muitas ideias. Mas nem sempre dá para sentar e construir o post na hora. Por isso, criei uma planilha para anotar todas as ideias de posts e identificar por categoria. Isso estimula também a criar postagens de categorias variadas no blog, pois, muitas vezes, postamos muito sobre uma categoria e pouco sobre outras. Nesta aba da planilha, tem o espaço para o título do post, categoria, status (se iniciada, em andamento, pulada ou concluída), data do post e data de divulgação dele. Também fiz uma pequena planilha para tarefas (“to do” – para fazer) necessárias na hora de construir o post. 
 
 
 

Informações para o download e utilização da planilha

Essas informações estão na primeira aba da planilha mas deixarei aqui também. Eu confesso que estou super apegada a este trabalho, me dediquei para ficar bem funcional para vocês e utilizei os recursos que uso para mim mesma, então recebam todo meu carinho E USEM MESMO!

 

como-organizar-tarefas-do-blog-com-as-planilhas-google-tamaravilhosamente

 

 

  • Os modelos de cada aba da planilha foram criados por mim e este arquivo está disponível apenas para uso pessoal, portanto, é proibida a comercialização (se fosse pra vender, eu mesma venderia, né migs).
  • Também é proibida a cópia destes arquivos. Plágio é crime e toda esta obra está protegida pela Lei Federal nº 9.610/98 (lei sobre direitos autorais). Se quiser divulgar/compartilhar esta planilha, envie o link deste post do blog para que a pessoa acesse diretamente daqui e também entenda como usar.
  • Você pode alterar as fontes e cores de cada planilha, bem como acrescentar informações de seu interesse (obviamente, você precisa editar).
  • Nas próprias células de cada aba, há alguns exemplos de como preenchê-las. São apenas exemplos, você pode apagá-los/editá-los.
  • O calendário foi feito até o fim deste ano (2019), mas, se você quiser, pode aproveitar esta planilha no ano que vem, adicionando nossas linhas e meses.

Para baixar, basta clica no link abaixo que já abrirá a planilha online. A princípio, você poderá somente visualizar. Para editar, acesse o menu “arquivo” e clique em “fazer uma cópia” assim você vai copiar e salvar no seu google drive. Pode alterar o nome do arquivo, se quiser. Prontinho, comece a usar e organizar as tarefas do seu blog com a planilha online
 

 

Se você gostou desse material, compartilhe este post utilizando a imagem abaixo. Você também pode compartilhar através dos botões ao final desta postagem. 

 

como-organizar-tarefas-do-blog-com-as-planilhas-google-tamaravilhosamente

 

Beijos! Não esqueça de deixar um comentário. Fiquem com Deus e até mais!

Siga minhas redes pra gente ficar mais pertinho!

INSTAGRAM | FACEBOOK | PINTEREST | TWITTER

 
 

0 comentários

  • Profano Feminino

    Achei mara essa planilha! Confesso que acho a organização feita através de planilhas super profissionais, mas tenho que admitir que tenho dificuldade em monta-las e segui-las. Mas um hora eu encontro um método que eu consegui me adaptar.

  • André Sarti - Ideias em movimento

    Olá Tamara! Tudo bem?

    Gosto de blogar e gosto de me organizar também, já trabalhei dessa forma com as planilhas do Google e funciona muito bem para quem produz conteúdo, inclusive eu escrevia os posts antes no documentos do Google Drive. Ultimamente simplifiquei um pouco estou escrevendo direto no WordPress e controlando o calendário editorial com um plugin dentro do WP mesmo.

    Cada um se organiza do seu jeito, gosto muito desse tema e sempre a gente apende algo novo!

    Parabéns pelo blog , sempre com bons conteúdos! Um abraço!

    André Sarti – Ideias em movimento
    http://andresarti.com.br/blog/

  • José Lança

    Este é sem dúvida um dos posts mais úteis que li ultimamente. Até sou bastante organizado, mas normalmente atribuo um tempo para cada tarefa, no entanto, vou ter que dar uma vista de olhos com muita atenção a essas planilhas do Google porque acho que podem vir a ter um grande impacto na minha organização.
    Muito obrigado por este excelente post!

  • Luly Lage

    Oi, Tamara! Menina, eu achei sua planilha a coisa mais LINDA da vida! Tão organizada e rosinha, aaaah, fofa demais! Eu, por outro lado, já tentei horrores organizar tudo referente ao blog e redes sociais em arquivos digitais, tanto planilhas Google quanto no Trello, mas no fim das contas não me ajuda em nada, é vergonhoso, hahahaha! Preciso da boa e velha agenda de papel pra colocar as ideias no lugar… Quero, um dia, migrar, porque ninguém merece ficar carregando isso pra cima e pra baixo com a opção de acessar direto do celular, não é mesmo?

  • Tamara MR

    Ei André, verdade, o Documentos facilita muito mesmo. Eu uso o evernote para anotar tarefas e acabo escrevendo posts nele também. Depois abro no computador e passo para o blogger. Mas bom saber dessas funções dentro do próprio WP, facilita muito né?

  • Tamara MR

    Eii Luly! Ahh se não for pra fazer um trem todo rosa nem faço hahaha obrigada! Eu te entendo, também gosto de escrever, demorei achar algo que fosse digital e confesso que continuo anotando posts e ideias no bullet journal, então fique tranquila. O importante é encontrar uma forma que funciona pra gente. Beijos!

  • Ellyn Brito

    Obrigada pela publicação e pelo material, Tamara.
    Estou começando o meu blog e canal agora e achei a planilha muito útil. A melhor parte é que da pra editar em qualquer lugar pelo celular. Já salvei no meu google drive assim como você orientou, sucesso!

    ellynbrito.blogspot.com

  • Thami Sgalbiero

    É super importante a gente ter um calendário editorial, até mesmo pra não perder nenhuma data especial, principalmente de feriados e essas coisas. Para parcerias também. Gostei também dessa aba da planilha de banco de ideias, super útil! Porque sim, tudo pode virar post e é importante anotar pra não esquecer. Normalmente eu to com o celular na mão, então anoto nas notas do celular mesmo, mas não fica tão organizado e eu as vezes até esqueço de pegar a ideia lá e ela fica, haha! Amo essas planilhas do Google! No trabalho só faço planilha por lá, apresentação, documento também. É muito mais prático. Porque posso abrir em qualquer lugar que eu esteja, é só acessar a conta do Google. Adorei essa que você criou! Super completa!
    Beijos!

    http://www.likeparadise.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.